Projeto Alimentação Saudável

Crescer para Cima

O 'Crescer para Cima' é um projeto-piloto que está integrado no Protocolo de Colaboração entre a Direção-Geral da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte e a Câmara Municipal de Santo Tirso. Este insere-se no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável e visa incentivar o consumo alimentar adequado de hortofrutícolas, promover a qualidade nutricional dos almoços e lanches escolares e informar e capacitar as crianças em idade escolar e respetivas famílias com conhecimentos e competências para fazerem as melhores escolhas alimentares.

O programa 'Crescer para Cima' contempla sessões de educação alimentar e de atividade física; peça de teatro interativa e elaboração de um livro de histórias (Chef Giovanni - o tesouro da alimentação saudável); distribuição de lancheiras aos alunos do pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico; showcookings com Chefs de reputação nacional e sessões de sensibilização destinadas aos encarregados de educação. Foi criada uma mascote inspirada numa cenoura, o 'Esticadinho', e 'a minha caderneta esticadinha'. Esta caderneta foi pensada para consolidar o objetivo geral do programa e reforçar a valorização da fruta na alimentação das crianças, nomeadamente nos lanches escolares. Contamos com a colaboração dos professores para avaliarem, em sala de aula, os lanches escolares dos alunos e explorarem a temática da educação para a saúde, na plataforma Santo Tirso Aprende+, com recurso a infografias, concursos e jogos didáticos.

Paralelamente, foi desenvolvido um e-book 'Mais fruta e hortícolas' que conta que com o apoio do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde. Este e-book pretende apresentar um conjunto de sugestões para promover o consumo de fruta e hortícolas em crianças em idade escolar, capacitando as respetivas famílias com conhecimentos e competências para uma maior utilização de fruta e hortícolas na alimentação diária.