Mostra de Educação e Formação

Reconhecendo que a chave para o desenvolvimento de um território reside no seu capital humano, Santo Tirso tem vindo a reforçar as suas políticas de incentivo à frequência escolar e ao prosseguimento de estudos, quer seja através da implementação de medidas de ação social escolar, quer através da melhoria das condições e ofertas de aprendizagem.

Com esse propósito, Santo Tirso tem vindo a promover um trabalho de articulação com diferentes parceiros socioeducativos, de modo a garantir a adequabilidade da sua rede de oferta educativa e formativa às necessidades do mercado de trabalho e, assim, garantir, no futuro, uma maior empregabilidade e qualidade de vida aos seus jovens.

A Mostra de Educação e Formação de Santo Tirso é o corolário de todo esse trabalho de concertação e parceria que a autarquia tem vindo a promover. Reunindo diferentes instituições de ensino secundário, profissional e de nível superior, a Câmara Municipal leva a cabo anualmente uma Mostra de Educação e Formação que visa permitir dar a conhecer as opções existentes no nosso concelho e concelhos limítrofes para, assim, orientar e auxiliar os nossos jovens para uma tomada de decisão, mais consciente e informada, sobre a área de formação a seguir.

O mercado de trabalho está a mudar e com ele também o perfil do profissional que este procura. Há, assim, a necessidade de refletirmos em conjunto e de concertarmos estratégias que, nos permitam, de uma forma mais assertiva, responder a estas novas exigências.

Integradas na Mostra de Educação e Formação decorrem ainda diferentes palestras dirigidas aos alunos do 3º ciclo e secundário, dinamizadas por personalidades de renome na área das Educação.

A II Mostra de Educação e Formação realizou-se entre os dias 9 e 10 de maio de 2019, na Fabrica de Santo Thyrso, tendo participado 14 Escolas do município, 19 Instituições do ensino superior, o Exército Português, 4 Escolas profissionais de concelhos vizinhos, 2 Centros Qualifica e 3 instituições de apoio à rede.

BESbswy