Transporte Escolar

A rede de transportes escolares visa garantir a deslocação dos alunos do ensino básico e secundário do concelho, quando residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam.

 São igualmente abrangidos os alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico que necessitem de ser deslocados, por efeito de encerramento de escolas e de outras situações especiais devidamente definidas no regulamento municipal.

O transporte escolar é gratuito para os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória, tendo a Câmara Municipal assumido a comparticipação em 100% do transporte escolar dos alunos do ensino secundário desde 2015. Esta medida surge no âmbito da intenção política do Município de Santo Tirso de reforçar as medidas de ação social com vista à correção da desigualdade existente entre o ensino secundário regular e profissional e contribuir, deste modo, para o combate ao abandono escolar. 

Procedimentos de candidatura

A candidatura de transporte escolar dos circuitos especiais é realizada através do preenchimento do requerimento, entregue no Espaço do Munícipe ou enviado para santotirso@cm-stirso.pt;

A candidatura de transporte para os alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e ensino Secundário é realizada através da Plataforma SIGA.


Documentos/informações úteis:

Acesso SIGA

Requerimento 1.º ciclo

Informações transportes escolares

 

Alunos do CCM

Procedimentos de candidatura

A candidatura de transporte para os alunos matriculados no CCM - Centro de Cultura Musical, é realizada através da Plataforma SIGA.