Plano de Formação para as Animadoras

A Lei-Quadro nº. 5/97 de 10 de fevereiro, consigna os Objetivos da Educação Pré-Escolar e prevê que para além das atividades pedagógicas, curriculares ou letivas, seja assegurada a vertente social e ofereça atividades de animação e apoio à família de acordo com as necessidades das mesmas.

Para garantir um atendimento de qualidade no tempo de animação e apoio à família da educação pré-escolar é essencial assegurar recursos humanos com perfil apropriado e devidamente capacitados para as funções inerentes.

De acordo com as responsabilidades assumidas pela Câmara de Santo Tirso, através do Acordo de Cooperação e não obstante a gestão das AAAF estar delegada nas Associações de Pais/ Juntas de Freguesia, entendeu este Município pertinente a realização de ações de formação dirigidas às animadoras que integram as diferentes AAAF das escolas concelho, como forma de garantir uma uniformização de respostas primando pela igualdade do serviço prestado.

No ano letivo 2019/2020 as Animadoras realizaram já uma formação creditada, no âmbito da Animação Sociocultural, sobre a temática Gestão de projetos de animação.