ColorADD

A Câmara Municipal de Santo Tirso, em colaboração com a Área Metropolitana do Porto, desenvolveu o projeto ColorADD nas escolas do concelho, que visa a deteção e integração social do individuo daltónico.

O daltonismo é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, que afeta 10% da população masculina mundial, e cerca de 350 milhões de indivíduos

ColorADD® é um código gráfico monocromático, criado pelo Designer Português Miguel Neiva, tendo recebido, entre outras, a Medalha de Ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem atribuída pela Assembleia da República de Portugal.

O sistema é baseado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores que facilita a identificação de cores para os daltónicos, contribuindo fortemente para a plena integração de um público daltónico.

Neste seguimento, este Município realizou ações de sensibilização nas escolas públicas e privadas do 1º ciclo do concelho, acompanhou a implementação do sistema em bibliotecas escolares e promoveu o rastreio de daltonismo e acuidade visual por técnicos optometristas, aos alunos do 4º ano do ensino básico, tendo para isso a colaboração das óticas do concelho.

Durante o rastreio será entregue um Kit ColorADD a cada aluno, composto por um saco, por um conjunto de lápis de cor da Viarco e por um livro para que possam explorar o código de cores.

Mais informações sobre este projeto, acedendo ao link do ColorADD