
O problema do insucesso escolar encerra em si um conjunto de dimensões, cujo combate implica a sinergia de recursos e a complementaridade de respostas.
Reconhecendo que uma intervenção nesse domínio teria que pressupor um trabalho de parceria, de partilha e em rede com os seus parceiros e comunidade educativa, a Câmara Municipal de Santo Tirso delineou o Projeto 'Agir para o Sucesso Escolar'.
Alinhado pelos objetivos do Programa Norte 2020, relacionados com a 'Prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso ao ensino' e pelas prioridades do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, refletidos nos projetos de promoção do sucesso escolar das diferentes escolas do concelho, o projeto 'Agir para o Sucesso Escolar' tem como objetivo principal melhorar a qualidade das aprendizagens e reforçar os níveis de sucesso escolar.
Partindo das necessidades identificadas pelas escolas, o Projeto incide a sua intervenção no 1.º ciclo do ensino básico, onde se começam a traçar os perfis de insucesso escolar.
O Projeto 'Agir para o Sucesso Escolar' integra o desenvolvimento de duas atividades, cuja organização foi assegurada em parceria com os Agrupamentos de Escolas/Escola da Ponte:
- Criação de um Centro Local de Apoio Integrado à Promoção do Sucesso Escolar, designado de 'Centro Integra', cujo funcionamento envolve a intervenção de uma equipa multidisciplinar e de um conselho consultivo, estruturas criadas com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de uma estratégia mais concertada, articulada e multidisciplinar em torno da problemática do insucesso escolar.
- 'Santo Tirso: Experimentar, Aprender e Partilhar,': Implementação de soluções que permitam o desenvolvimento de estratégias de ensino diferenciadoras, inovadoras, criativas, direcionadas para a aquisição competências consideradas essenciais para o século XXI, em particular: Esta atividade contempla a aquisição de tablet’s, de kit´s de kit´s de robótica e de ciências experimentais, equipamentos e recursos facilitadores de um processo educativo que se pretende mais dinâmico e interativo.