
Este projeto insere-se na estratégia municipal de promoção do sucesso escolar, constituindo mais uma das medidas implementadas para fomentar uma aprendizagem baseada em experiências diferenciadoras, criativas e inovadoras, adequadas ao desenvolvimento das competências que integram o perfil atual do aluno.
Através do método de ver, aprender e criar, os alunos têm a possibilidade de contruir e programar um robot. Aplicando conceitos básicos relacionados com a eletrónica, programação e robótica, os alunos conseguem apreender conteúdos relacionados com as diferentes áreas do currículo, ao mesmo tempo que desenvolvem competências fundamentais para o seu percurso escolar e de desenvolvimento pessoal, como o pensamento lógico, o espírito crítico, a criatividade e a resolução de problemas.
O envolvimento e empenho dos professores tem sido determinante para o sucesso deste projeto. As ações de capacitação realizadas, em temas como a 'Implementação Educativa da Programação e da Robótica', contribuíram que atribuíssem desde logo importância à participação neste projeto.
Para permitir o desenvolvimento deste projeto, a câmara municipal adquiriu 70 kits de robótica 'all aboard' e 4 impressoras 3D para as escolas do 1.º ciclo da rede pública do concelho.
Estes equipamentos têm permitido desenvolver atividades com a satisfação de se conseguir ver um produto final do trabalho realizado, o que constitui um fator acrescido de motivação e entusiamo dos alunos por este projeto.