
A Equipa multidisciplinar é constituída por 1 psicólogo, 1 técnico de intervenção social 1 mediador sociocultural e 10 supervisores (professores do 1º ciclo – dois de cada Agrupamento de Escolas e Escola não Agrupada)
Esta equipa desenvolve nas 5 unidades orgânicas do concelho de Santo Tirso (4 agrupamentos e 1 escola não agrupada) e para o universo dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (N=1867) as seguintes estratégias:
- Envolvimento direto da comunidade educativa, em particular os pais e os encarregados de educação, no processo educativo e escolar dos alunos.
- MEDEIA – Projeto de Mediação e Capacitação Parental
- Projeto de Leitura Voluntária - Articulação dos diferentes atores locais na resolução dos problemas de insucesso escolar, designadamente na área da saúde, segurança social e justiça.
- Articulação com outros intervenientes locais (CPCJ, ACE, etc.), de modo a encontrar respostas que permitam a maior eficácia dos recursos disponíveis e
a redundância de intervenções. - Colaboração com os professores e as escolas na construção de Planos Individuais de Recuperação (PIR) para os alunos que são referenciados devido a elevado risco de insucesso escolar.
- Colaboração direta com os professores (e outras estruturas) no diagnóstico, elaboração e implementação dos PIR, sendo que a escola é considerada o
espaço por excelência de intervenção. - Desenvolvimento das chamadas 'soft skills' (comunicação, pensamento criativo, trabalho em equipa, motivação, flexibilidade, resolução de problemas, pensamento crítico, resolução de conflitos através da combinação de projetos, etc.) e, em particular, das competências necessárias para o mundo digital que concorrem para o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e para as exigências do século XXI.
Para a concretização desta estratégia, o Centro Integra sustenta-se em três projetos:
- Experimenta + (desenvolvimento do ensino e aprendizagem das ciências experimentais);
- Robótica e Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
- Plataforma Santo Tirso Aprende +.
- Capacitação e sensibilização dos intervenientes diretos na educação escolar, mormente professores e pessoal não docente.
- Realização de eventos de natureza formativa que visam informar sobre o processo de recuperação dos alunos em risco de insucesso escolar, capacitar
para o exercício das respetivas funções no âmbito das diversas fases da intervenção (diagnóstico, elaboração e implementação) e promover a
concertação dos diversos intervenientes locais.
No seu conjunto, as diferentes estratégias implicam intervenção direta junto da totalidade dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Santo Tirso, embora com diferentes escalas e lógicas de incidência. No caso concreto dos Planos Individuais de Recuperação, o foco mais crítico para o qual se orientam as diversas estratégias, foram referenciados 189 alunos desde fevereiro de 2018, dos quais 134 alunos foram objeto de intervenção face ao diagnóstico realizado. No ano letivo 2017/2018, a taxa de insucesso escolar no final do 1º Ciclo do ensino Básico foi 1,3%, correspondendo a uma melhoria de praticamente 25% em relação ao ano anterior.
O conjunto de respostas encontradas no âmbito do Centro Integra vão, pois, ao encontro de um modelo multinível (medidas com escalas, graus e intensidades diferentes) e multifatorial (fatores pedagógicos, sociais, económicos e culturais) que convoca de modo concertado as potencialidades endógenas do território educativo. Refira-se, por outro lado, que as referidas respostas apresentam também diferentes escalas temporais: umas orientadas para a resolução de problemas imediatos e urgentes, outras, mais estruturais, de alcance temporal mais profundo e de impacto geracional e comunitário.