
A Câmara Municipal de Santo Tirso, reconhecendo o seu papel neste âmbito, propôs o desenvolvimento de atividades promotoras do exercício de cidadania ativa e participada entre os jovens do Concelho.
Para tal, desenvolveu-se o Projeto + Cidadania com diferentes eixos de ação, para despertar o interesse dos jovens no seu papel ativo enquanto cidadãos e parte interveniente na construção de uma sociedade mais responsável, mais consciente, mais solidária e mais participativa.
Destinado aos diferentes níveis de ensino das escolas públicas, privadas e profissionais do Concelho de Santo Tirso, o projeto de Educar para a Cidadania contempla várias atividades.
Nesse âmbito, foram já dinamizadas as seguintes iniciativas:
- Pré-escolar:'Despertar Consciências' aborda o tema da Igualdade de Géneros através de uma história, nos Jardins de Infância das escolas públicas do concelho.
- 1º Ciclo: Concurso 'Se eu fosse Presidente' através da Plataforma Aprende +, que incentiva os alunos das escolas públicas a desenvolver uma ideia criativa para a resolução de uma problemática existente no nosso município.
- 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, a atividade 'Ser Presidente por um Dia' visa o desenvolvimento de uma Cidadania mais participativa nos alunos, para a construção de uma sociedade mais responsável e interdependente. As escolas públicas, privadas e profissionais participantes, realizam entre as turmas uma campanha eleitoral.
- Nível Secundário:'CRP em trinta minutos' consiste num projeto baseado na consciência de que a comunidade estudantil do Ensino Secundário, a nível nacional, possui um conhecimento pouco aprofundado sobre a Constituição da República Portuguesa (CRP), aquela que se tem como a lei fundamental do País. Em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade do Porto, são dinamizadas sessões de esclarecimento aos alunos do 12º ano nas escolas públicas, privadas e profissionais do nosso concelho.
Pretende-se dar continuidade a este projeto contribuindo para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, crítico e criativo.




