SANTO TIRSO COMEMOROU DIA INTERNACIONAL DAS CIDADES EDUCADORAS
A Câmara de santo Tirso assinalou, na última sexta-feira, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, com atividades em vários locais do município.
Dirigida a múltiplos públicos, com idades e interesses distintos, a iniciativa pretende, anualmente, valorizar o trabalho desenvolvido desde a proclamação da Carta das Cidades Educadoras, em 30 de novembro de 1990 na construção de uma sociedade informada, participativa, competitiva, justa e solidária.
Esta foi a terceira edição da iniciativa que, em anos anteriores quis salientar o papel educativo dos governos locais e destacar o trabalho dos agentes educativos presentes na cidade e o seu contributo para a construção de uma cidade mais educadora.
Ainda no dia 29, foi colocado na Praça 25 de Abril um 'estendal' com t-shirts inspiradas na educação, cidadania e cooperação, feitas nos jardins de infância do concelho.
A cerimónia aconteceu, no dia seguinte, na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso e incluiu coreografias, encenações teatrais, declamações de poesia e várias outras performances levadas a cabo pela CAID, Universidade Sénior de Vila das Aves e os agrupamentos de escolas do concelho. Durante o discurso de abertura, a vereadora da Educação, Sílvia Tavares, lembrou que 'Santo Tirso é cidade educadora há cerca de dez anos, educa e promove a inclusão, a democracia, a integração e o ambiente', garantiu. Sublinhou ainda que o trabalho é feito 'para que a cidade seja construída com a envolvência das pessoas e tendo em conta as suas aspirações'.
Em 2018 o foco da iniciativa foi a importância de se tecerem redes, agregarem aliados na construção do projeto e aumentar o compromisso dos parceiros, sejam eles pessoas individuais, instituições ou associações. 'Sozinhos não conseguimos trabalhar, não conseguimos promover a cidade', adiantou a vereadora, que defende que 'só num trabalho em rede, colaborativo, cooperativo é que Santo Tirso consegue ser uma cidade educadora'.