
Rumo à construção de uma cidade cada vez mais educadora, Santo Tirso tem procurado 'encontrar-se' mais com a Educação, fomentando a proximidade, o diálogo e a partilha entre os vários agentes e parceiros socioeducativos locais. Foi assim que nasceu a iniciativa 'Fórum Educa'.
Dirigido a educadores, professores e formadores das Escolas e Agrupamentos do Concelho de Santo Tirso e outros concelhos, esta é uma iniciativa promovida em parceria com o Centro de Formação Sebastião da Gama e os Agrupamentos de Escolas que, de ano para ano, e alternadamente, vão acolhendo esta iniciativa.
Realizada durante os dias 18 e 19 de março, a Vª edição teve a Escola Profissional agrícola Conde S. Bento como anfitriã.
Debater a educação para o mundo do trabalho foi o tema deste ano.
Integrando diferentes conferências e mesas-redondas, a iniciativa teve como palcos a Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso e a Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento.
A sessão de abertura contou com as intervenções de Carlos Frutuosa, da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, Graça Carneiro, do Centro de Formação Sebastião da Gama, de Eusébio André Machado, Coordenador Científico e Pedagógico do Fórum Educa, João Gonçalves, Diretor-Geral da DGEstE, e do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
Este foi mais uma iniciativa que procurou promover o debate, reflexão e a partilha de experiências e com o objetivo de contribuir para a melhoria das práticas educativas.