Câmara Municipal promove ações de formação para pais e educadores
Câmara Municipal promove ações de formação para pais e educadores

Conscientes de que a Educação assume hoje desafios acrescidos, a autarquia tem procurado promover ações que possam contribuir com estratégias para melhorar o exercício das práticas educativas e parentais.

Assim, e inscrito no âmbito da Rede Local para a Promoção do Sucesso Escolar, tem levado a efeito um programa de iniciativas que visam: por um lado,  melhorar/reforçar a capacitação dos técnicos que, em contexto escolar, se assumem como mediadores e impulsionadores de experiências de importante enriquecimento pedagógico, mas também pessoal e social;  por outro,  desenvolver a parentalidade positiva , no reconhecimento do seu importante contributo para a saúde e bem estar psicológico e emocional dos nossas crianças e jovens.

Sob o mote 'Educar é um projeto de Todos', este programa conta já com a realização de 4 ações este ano letivo:

  • 24 nov. | Sessão de capacitação técnica Educar para SER + e melhor – foram exploradas as potencialidades da plataforma 'Santo Tirso Aprende +' enquanto ferramenta de apoio a uma abordagem multinível na Educação, com a integração de propostas diferentes, criativas e dinâmicas para a abordagem de temáticas como a igualdade de género, Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde.
  • 11 dez. | Oficina do Brinquedo - Esta atividade procurou explorar a importância da brincadeira, sensibilizando, em simultâneo, para a importância de se evitar o desperdício e de se aproveitar os materiais reciclados;
  • 13 jan. | Sessão Educar para as Emoções – foram abordadas estratégias e partilhadas experiências e casos práticos com o objetivo de apoiarem a formação de indivíduos emocionalmente mais fortes, equilibrados, inteligentes e felizes.
  • 23 fev. | Sessão Gestão e Mediação de Conflitos – com o objetivo de promover a parentalidade positiva, no reconhecimento do seu importante contributo para a saúde e bem-estar psicológico e emocional dos nossas crianças e jovens.

Estas iniciativas contaram com a colaboração da Cruz Vermelha e ASAS, no âmbito do projeto CLDS.