
O projeto ORIENTA-TE é um projeto pioneiro, implementado, pela 1ª vez, no presente ano letivo, envolvendo a comunidade educativa, um vasto leque de empresas parceiras locais, bem como figuras de renome na área da orientação vocacional.
Reconhecendo que, pese embora os avanços conseguidos, não há ainda uma verdadeira perceção entre a teoria das profissões e a realidade do mundo laboral, a Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu associar-se a um conjunto de parceiros locais para o desenvolvimento do programa de orientação vocacional 'Orienta-te'.
Através da participação neste projeto, os jovens do 9.º ano irão ter a oportunidade de vivenciar experiências reais de trabalho que servirão de orientação para uma escolha consciente e informada da área de formação a perseguir.
Cada aluno poderá, assim, designar até três profissões que gostaria de acompanhar de perto. O horário será, depois articulado entre a Escola e os parceiros, de modo a que os alunos possam observar, executar (quando possível) e esclarecer todas as dúvidas acerca das profissões.
A sessão de lançamento decorreu no dia 8 de fevereiro, pelas 10h, na biblioteca municipal, e contou com a intervenção de especialistas dedicados à intervenção/investigação desta área: Luísa Orvalho, docente na Universidade Católica Portuguesa, Maria do Céu Taveira, professora associada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Sofia Ramalho, vice-presidente da ordem dos Psicólogos e Carlos Resende, docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.