Santo Tirso comemora o Dia Internacional das Cidades Educadoras
Santo Tirso comemora o Dia Internacional das Cidades Educadoras

No dia 30 de novembro assinalou-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras, uma data pensada para dar visibilidade ao trabalho dos Territórios em prol da garantia da igualdade no acesso à Educação, à Cultura, à Saúde, ao Desporto….

Com base na temática instituída pela Rede Internacional das Cidades Educadoras, a edição deste ano incidiu na sistematização das respostas locais para mitigar os efeitos da crise provocada pela COVID 19, sob o lema «A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás».

Para conferir visibilidade às atividades em que, nos diferentes domínios de atuação, as instituições/associações locais se empenham diariamente, movidos por esse objetivo da valorização, integração e do bem-estar de todos os cidadãos, o município promoveu uma caminhada, integrando, ao longo do seu percurso, demonstrações de como é possível chegar a Todos.

Esta caminhada, que juntou mais de 300 participantes, integrou várias performances artísticas ao longo do seu percurso. Empunhando mãos simbólicas, com mensagens ilustrativas do que é ser Cidade Educadora, os seus participantes afirmaram a sua vontade em pertencerem e contribuírem para o projeto de Cidade Educadora.

Com apresentações diferenciadas nas áreas do desporto, da cultura, da música, e com a participação de escolas, associações socioculturais e desportivas, foi possível sensibilizar para a importância de juntarmos forças, de caminharmos em conjunto e lado a lado rumo a um projeto de Cidade cada vez mais educadora, inclusiva, de Todos e para Todos!