
O projeto 'Bem-Me-Quero', inscreve-se no âmbito da estratégia local para a promoção do sucesso escolar, visando contribuir para a Promoção da Saúde Mental e para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Cognitivas dos alunos do ensino básico.
Iniciado em novembro, e sob a génese de projeto piloto, este projeto encontra-se a decorrer em 3 turmas das escolas EB de S. Tomé de Negrelos, EB da Lage e EB de Arcozelo, pertencentes aos agrupamentos de escolas D. Afonso Henriques, S. Martinho e D. Dinis, respetivamente.
Assumindo-se como um projeto de Intervenção Neuroeducativo, este procura proporcionar atividades psicopedagógicas orientadas para a promoção do desenvolvimento socioemocional e cognitivo destes alunos, visando o seu bem-estar físico e emocional.
Este projeto, desenvolvido em contexto de sala aula, procura proporcionar experiências de aprendizagem sociais, inovadoras e criativas, como estratégia para a promoção de competências com reconhecido impacto na melhoria do seu desenvolvimento e sucesso escolar, designadamente: atenção/concentração, perceção, motricidade fina, assim como diversos domínios da educação socioemocional (autoconhecimento, autogestão, consciência social, relações interpessoais e tomada de decisão responsável).
Para esse fim são utilizadas múltiplas atividades:
- Emoções: Conhecer e reconhecer Emoções (alegria, medo, raiva, tristeza e nojo), tratando-se de emoções básicas, inatas, universais e têm como função a sobrevivência. Como estratégia foi utilizada uma história 'O Novelo das Emoções';
- Mindfulness: meditação simples orientada com o objetivo de relaxamento e estratégia para lidar e trabalhar emoções;
- Construção de alguns origamis, nomeadamente: 'quantos queres';
- Jogos diversos, como por exemplo: jogo de cartas 'e se…' (cartas para sonhar o impossível juntos. Consiste num exercício de pensamento rápido, obrigando a tomar uma decisão rápida, perante um acontecimento);
- Fichas de trabalho com exercícios estratégicos para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo.