Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior
Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior

Na prossecução da política municipal de incentivo ao prosseguimento de estudos, a Câmara Municipal tem vindo a alargar e reforçar as modalidades de apoio socioeducativo de modo a assegurar que a condição socioeconómica não constitua um fator impeditivo e discriminador no acesso à educação e à formação.

A atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior é mais uma medida implementada desde o ano letivo 2015/16 para apoiar a frequência escolar dos jovens residentes no concelho, estimulando a uma cultura escolar de excelência e alertando para a mais-valia de uma formação académica superior enquanto facilitadora da entrada num mercado de trabalho, cada vez mais exigente ao nível da formação e qualificação.

Reconhecendo que a formação académica superior é determinante para garantir uma plena integração social e profissional dos jovens do concelho, a Câmara Municipal de Santo Tirso atribui, desde o ano letivo 2015/16, 10 bolsas de estudos por ano, no valor de 750,00€ cada.

 

  • Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, em áreas de formação artística

 

A partir do ano letivo   2020/2021, a CMST decidiu alargar a atribuição destes apoios àqueles alunos que, para a prossecução dos seus estudos especializados em áreas de formação artística, se encontram deslocados para fora do país.

Esta medida está alinhada com a estratégia municipal de valorização das artes, enquanto promotoras de uma formação e desenvolvimento mais integrais.

Está prevista a atribuição de 4 bolsas de estudo, no valor anual 2.500,00€,

O acesso a este apoio, em ambas as bolsas de estudo, está condicionado à realização de uma candidatura, de acordo com as normas, condições e critérios estabelecidos no Regulamento Municipal*, cuja alteração foi aprovada em reunião da AM de 26 de junho último, sob proposta da câmara municipal de 16 de abril.

 

As condições, critérios, prazos e procedimentos de candidatura encontram-se definidos no Regulamento Municipal, aprovado em reunião da assembleia municipal de 29 de setembro de 2015, sob proposta da Câmara Municipal em reunião de 24 de setembro, com as alterações aprovadas pela assembleia municipal de 14 de setembro de 2017, sob proposta da Câmara Municipal em reunião de 07 de setembro de 2017.